Gerenciando o desempenho na SST

Gerenciando o desempenho na segurança do trabalho

A Segurança do Trabalho envolve um conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalhos, doenças ocupacionais e proteger a integridade do trabalhador. É uma área que envolve disciplinas, relacionadas com a higiene e medicina do trabalho, prevenção e controle de riscos, psicologia, administração, entre outras.

Gestão da Segurança do Trabalho

Uma das principais disciplinas para aumentar o desempenho (resultados) da segurança do trabalho é o gerenciamento do próprio processo de segurança do trabalho. É uma área que exige associar práticas de controle de qualidade às rotinas de trabalho como, por exemplo, Procedimento Operacional Padrão (POP), Planejamento de Ações de Melhoria Contínua, Ordens de Serviços (OS), Indicadores de Desempenho, entre outros.

O profissional da área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) deve ter conhecimento sobre práticas que promovam a eficiência e eficácia das atividades e gerem suporte à tomada de decisão, visto que a legislação convencional de SST (Normas Regulamentadoras – NR’s) garante apenas a implementação de requisitos mínimos de segurança do trabalho.

7 ferramentas para Gerenciar o Desempenho da Segurança do Trabalho

A nossa equipe criou um infográfico com recomendações de práticas para gerenciar o desempenho, aumentar a produtividade e reduzir os custos da SST

Benefícios para a Segurança do Trabalho

Com a implantação das práticas será possível identificar as fontes geradoras e implementar medidas de controle de SST. O profissional toma decisões baseadas em fatos que demonstram as principais situações de riscos no ambiente de trabalho.

Referências

WERKEMA, M.C. Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos. UFMG. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1995, 384p.

Comments:0

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.