Começamos a Conectar a Segurança e Saúde do Trabalho da Empresa com o eSocial

Use o seu smartphone ou tablet para coletar e analisar os Fatores de Risco dos ambientes de trabalho da empresa e prepare-se para o eSocial.

Em 2018, está sendo iniciada a implantação de uma base de dados digital que receberá informações dos trabalhadores de todas as empresas do Brasil, denominada de Sistema eSocial. São várias informações que passam a ser transmitidas, inclusive sobre a Segurança e Saúde de Trabalho, por meio de eventos periódicos (registro regular) e não-periódicos (registro aleatório). A IG Tech Sistemas está preparando a Plataforma OnSafety eSocial e nosso primeiro evento disponível é o de apontamento das Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco (Evento eSocial Cód. S-2240).

Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco

 

Selecione o Projeto (Empresa)

Em cada empresa será necessário descrever todos os ambientes de trabalho e seus respectivos fatores de risco. Evite erros nas informações, faça isso em campo de uma forma ágil e segura.

 

Registre os Ambientes de Trabalho

Ganhe mobilidade e tempo. Usando um smartphone ou tablet, os profissionais da Segurança do Trabalho registram o ambiente de trabalho (setor), indicando as atividades desempenhadas ou operações realizadas pelos trabalhadores no local.

 

Descreva ou Carregue as Atividades Ocupacionais

Garanta a Segurança e Saúde do Trabalho em todos os ambientes de trabalho. Observe em campo e normalize as atividades desempenhadas pelo trabalhador ou terceiros no ambiente de trabalho. O registro pode ser automatizado carregando as tarefas executadas e destinadas a obtenção de um produto / serviço, definidas pela CBO – Classificação Brasileira de Ocupações. Ou simplesmente você mesmo pode descrever.
Com a caracterização das atividades ou operações desempenhadas será possível determinar os riscos ambientais e planejar ações preventivas para reduzir os riscos e garantir a segurança e saúde dos trabalhadores da empresa.

 

Registre os Fatores de Risco Ambientais

Evite o afastamento, acidentes de trabalho ou mortes no ambiente de trabalho. Controle e monitore a exposição dos trabalhadores as condições insalubres ou de periculosidade. Para isso é necessário registrar os Fatores de Riscos (Físicos, Químicos, Biológico, Ergonômicos, Mecânicos e/ou Periculosos) ao qual o trabalhador está exposto na atividade exercida no ambiente de trabalho. Observe que para o fator de risco cujo critério de avaliação seja quantitativo será necessário indicar a intensidade ou concentração da exposição do trabalhador e a técnica utilizada para a medição no ambiente de trabalho.
Fique atento com as informações registradas, pois são as mesmas informações que serão utilizadas para calcular o pagamento dos adicionais relacionados com a Insalubridade, Periculosidade ou se reconhece a exposição a condições de risco para fins de Aposentadoria Especial e o seu respectivo custeio.

 

Indique os EPI’s e EPC’s para os Trabalhadores

Aprimore o processo de controle, higienização e entrega de EPI’s dos trabalhadores e garanta a implantação de medidas de proteção coletiva (EPC’s) no ambiente de trabalho, pois também será necessário registrar no eSocial informações relacionadas com os EPI’s e EPC’s adotados para reduzir a exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais.
Evite multas pela falta de controle do processo de Entrega de EPI’s. O APP OnSafety ajuda a manter atualizado o registro de troca e devolução dos EPI’s dos trabalhadores. Todas as informações de entregas, trocas e/ou devoluções de EPI’s realizadas em um determinado ambiente ou atividades desempenhadas pelos trabalhadores são armazenadas na Plataforma OnSafety.

 

Relacione os trabalhadores com
os Ambientes de Trabalho

É necessário revisar as informações básicas dos trabalhadores da empresa no eSocial. Devem ser registradas as informações de identificação do trabalhador (CPF, NIS e matrícula atribuída pela Empresa) e caracterizado o seu vínculo.
O APP OnSafety permite cadastrar os trabalhadores e relacionar com cada um dos ambientes de trabalho. Use a tecnologia mobile para evitar falhas no apontamento e reduzir os custos previdenciários.

 

Transmita as Informações para o eSocial

As informações da área de Segurança do Trabalho serão armazenadas e registradas em apenas um lugar, eliminando as despesas relacionadas com o armazenamento de informações em papel.
O OnSafety transmitirá as informações pela internet de uma forma transparente para o ambiente do eSocial, que após validar e verificar as informações, o Servidor eSocial emitirá o protocolo de recebimento e o enviará para armazenar na área virtual individual da empresa na Plataforma OnSafety.

 

Imprima os relatórios das Condições
Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco

Ganhe tempo no planejamento de ações preventivas, reduza erros de informações e use a tecnologia a seu favor. O Sistema eSocial substituirá o envio das diversas declarações, formulários e documentos relacionados com a Segurança e Saúde do Trabalho.
Todas as informações coletadas dos ambientes de trabalho da empresa são armazenadas e disponibilizadas na Plataforma OnSafety. No relatório são reunidas as atividades desempenhadas e descritos os riscos ambientais. Assim como, os EPI’s e/ou EPC’s adotados para reduzir a exposição. Também são destacadas informações sobre os trabalhadores expostos aos fatores de risco por ambiente de trabalho.

 

Veja como estamos trabalhando com o eSocial

 

Fases do eSocial

 

As Funcionalidades do OnSafety são desenvolvidas para melhorar os resultados da Segurança e Saúde do Trabalho. Economize tempo, recursos e ganhe produtividade no ambiente de trabalho

 

eSocial – Condições Ambientais do Trabalho

Updated on 2018-01-11T12:42:59+00:00, by Renan Ceratto.