Checklist digital

Auditoria Digital para a Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho

O princípio fundamental de uma Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho se baseia no cumprimento da legislação onde se faz necessário estabelecer parâmetros de avaliação que incluam não só o sistema operacional de uma organização, mas também a política, o gerenciamento e a responsabilidade administrativa com possíveis alterações e adequações constantes das condições de trabalho.

Mudanças que aperfeiçoam as situações empresariais envolvem comprometimento e investimentos cujas execuções precisam ser planejadas a curto, médio e longo prazo. Por meio de um checklist a gestão deve identificar os riscos que possam causar acidentes e doenças ocupacionais bem como orientar os trabalhadores.

Os registros de Segurança e Saúde Ocupacional devem identificar, analisar e determinar a natureza dos riscos que afetam a saúde do trabalhador, corrigir as não conformidades e realizar melhorias constantes, certificar que as medidas de controle atendam às necessidades prognosticadas e atestar que as adversidades no ambiente de trabalho sejam eliminadas ou minimizadas.

Principais dificuldades em realizar inspeções manualmente.

As inspeções pela Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) ou por profissionais do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) devem ser regulares e sistematizadas. O tipo do trabalho e os riscos das atividades indicam a periodicidade com que devem ser realizadas.

Devido às inúmeras atividades que os cipeiros e profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho possuem; o tempo que se dedica para cada inspeção e o tamanho da empresa, fica cada vez mais difícil executar esta tarefa de forma manual.

Os registros de inspeções gerais, detalhadas ou especiais são importantes para o planejamento e ações de melhoria que também servirão como um histórico de evolução dos locais de trabalho.  Após o registro, o próximo passo é implementar as ações preventivas e corretivas que foram propostas. Relatórios e documentações devem estar sempre arquivados e disponíveis em caso de acidente ou de fiscalização.

Tudo deve estar bem organizado para evitar autuações. O uso de softwares para a gestão de Segurança e Saúde do Trabalho, por exemplo, permite lançar dados em uma plataforma de modo mais específico, garantindo a manutenção e preservação de dados através de backups. E, principalmente, permite otimizar tempo, construir uma base confiável de informações precisas que facilitam a rotina de inspeções.

Vantagens do uso de Auditorias Digitais para SST

Cada organização deve manter um programa e procedimento para auditorias periódicas da gestão. Além de aumentar a produtividade; a melhoria de Segurança e Saúde Ocupacional diminui o custo do produto final, pois diminui as interrupções no processo, o absenteísmo, os acidentes e as doenças ocupacionais.

Todos os dados e documentações são informações que devem ser mantidas para consulta caso sejam requisitadas pelo Ministério do Trabalho. O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) é uma iniciativa do governo que exige a prestação das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de modo eletrônico e com dados que serão unificados pelos órgãos competentes entrando em vigor a partir de janeiro de 2018, para empregadores e contribuintes que tiveram faturamento acima de R$ 78 milhões no ano de 2016.

O uso de auditorias digitais vai facilitar muito a adequação das empresas durante todo este novo processo que está por vir em breve. Quanto mais organizadas e acessíveis estiverem as informações, melhor. O uso de softwares permite cadastrar desde informações referentes ao ato da admissão do funcionário, juntamente com o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, até registos de reconhecimento dos fatores de riscos provenientes dos agentes físicos, químicos e biológicos, assim como os problemas ergonômicos e psicológicos. Dados do Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) ficam mais acessíveis e disponíveis para consulta.

 

(eBook) Uso de Tecnologias na Segurança e Saúde do Trabalho

Quer saber mais sobre como a tecnologia está ligada ao nosso desempenho profissional? Leia o nosso eBook com mais detalhes

Comments:1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.