Dicas para reduzir o tempo de auditoria

Auditoria de segurança do trabalho: Saiba como reduzir seu tempo

Um dos papeis mais importantes desenvolvido pelo profissional da área de Segurança e Saúde do Trabalho é a Auditoria de Segurança do Trabalho. A avaliação sistemática do ambiente de trabalho demanda um tempo elevado para as atividades de planejamento, coleta, analise e elaboração de relatórios das partes interessadas como, por exemplo, gerentes, supervisores, operadores, órgãos externos e/ou auditores.

Entre os instrumentos mais adotados para conduzir a Auditoria de Segurança do Trabalho está o checklist. É um método que avalia se as pessoas estão aplicando o conhecimento (requisito) e a experiência (trabalho) em uma atividade de uma forma correta. O princípio básico é que o controle por meio de um checklist promove o desempenho da operação ou uma rotina desenvolvida pelo trabalhador, em várias dimensões, como, por exemplo, a segurança de saúde do trabalho, qualidade, custo, tempo etc.

O desenvolvimento e implantação de um checklist na área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) permite diagnosticar, estratificar, analisar e priorizar ações que reduzem os riscos de acidentes de trabalho ou doenças profissionais. Ainda, promovem a padronização e garantem que os requisitos de Normas Regulamentadoras (NRs) são inspecionados no ambiente de trabalho, entre outros benefícios.

DIFICULDADES

Entre os principais problemas relatados pelos profissionais da área de Segurança do Trabalho ao conduzir uma auditoria / inspeção estão:

  • elevado tempo consumido para aplicar o checklist
  • demora para a consolidação dos dados, em função, da quantidade elevada de informação coletadas em campo
  • demora para a elaboração dos relatórios
  • dificuldade de análise dos dados históricos e agregação das informações
  • dificuldade de observar um número elevado de requisitos em um ambiente de trabalho
  • falta de rastreabilidade das informações reunidas em campo.
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    8 PASSOS

    O tempo de uma auditoria / inspeção no ambiente de trabalho pode ser reduzido com os seguintes passos, aplicados na elaboração do checklist:

    1. Planejar e organizar os Setores da Auditoria / Inspeção: O planejamento e a organização permitem agrupar os requisitos e garantir a agilidade no momento da avaliação em campo, conduzida a partir de um checklist. O objetivo é que antecipadamente sejam levantadas as necessidades e a sequencia dos setores (ambientes de trabalho) auditados ou inspecionados. Além disso, recomenda-se adotar o fluxo de materiais como parâmetro sequencial para planejar, organizar e executar a auditoria
    2. Identificar os Requisitos / Itens da Auditoria / Inspeção: Observe as condições mínimas necessárias para que o trabalhador desenvolva um trabalho seguro. A partir das necessidades identificadas e organização dos setores da auditória é possível determinar quais requisitos serão necessários de controlar e monitorar. Especificamente, são consultadas Normas Regulamentadoras, Normas Técnicas ou recomendações internacionais para o ambiente de trabalho
    3. Usar uma Linguagem Adequada: Utilize uma linguagem simples e adequada para descrever os requisitos que serão auditados em uma atividade ou ambiente de trabalho. A descrição adequada do requisito facilita a interpretação e avaliação na hora de conduzir a auditoria com o checklist
    4. Utilizar Ferramentas de Análise de Dados: Implemente ferramentas da qualidade como, por exemplo, Histograma, Gráfico Pareto, Gráfico de Correlação, assim como, use Gráficos de Pizza e Barra, com o objetivo de facilitar a tomada de decisão dos profissionais envolvidos na área de SST
    5. Projetar os Indicadores de Desempenho da Área de SST: Projete um sistema de indicadores de desempenho para a avaliação e controle dos resultados alcançados na área de SST. Indicadores de desempenho que são apresentados em diversas reuniões e que facilitam a tomada de decisão
    6. Usar Tecnologia no Ambiente de Trabalho: Use tecnologias móveis para planejar, organizar, coletar, registrar evidências e analisar os dados, conforme os requisitos determinados para auditar em cada um dos setores / ambiente de trabalho da organização
    7. Validar antes de Padronizar a Rotina de Trabalho: Realize um teste do checklist da auditoria em campo para resolver os possíveis gaps ou erros no formato, organização, linguagem ou aspectos que possam comprometer a qualidade dos dados coletados
    8. Comunicar os Resultados para Todos os Envolvidos: Formate relatórios simples e objetivos para os tomadores de decisão. A qualidade da informação reflete a qualidade da auditória realizada pelos responsáveis

    Referências

    GAWANDE, A. The Checklist Manifesto: How to Get Things Right. Acesso em: 22/05/2016.

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