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Passos para retornar ao trabalho de forma segura contra a COVID-19

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titulo infográfico
reuniao
  • Convoque sua equipe do SESMT e do PCMSO, se não houver, constitua uma com o mesmo número de membros para representar empregados e empregador;
  • Treine os membros da equipe sobre os princípios básicos para a formulação e implementação de medidas de prevenção e controle de segurança e saúde;
  • Direcione a equipe para desenvolver um plano de trabalho que inclua os passos a serem tomados para um retorno ao trabalho seguro e saudável.
  • Realize uma avaliação de risco para determinar medidas preventivas necessárias para uma volta ao trabalho segura;
  • Certifique-se de que as medidas de prevenção e controle antes da retomada da atividade comercial;
  • Estabeleça políticas e procedimentos relacionados ao número de trabalhadores e visitantes no local de trabalho;
  • Se possível retome as atividades em fases, de um nível mínimo a um nível normal de operações. Se for retomando por fases identifique o pessoal crítica que precisarão estar presentes.
trabalhadores

3. Adote medidas de engenharia, organizacionais e administrativa

  • Promova, na medida do possível, o Home Office e o trabalho remoto;
  • Garanta um distaciamento físico de no mínimo 2 metros entre os traballhadores durante todos os momentos e situações;
  • Insira barreiras físicas e janelas para separar trabalhadores que dividem o mesmo espaço. Isso tamém é válido para clientes e fornecedores;
  • Determine e sinalize a capacidade máxima dos locais de trabalho, levando em conta o distanciamento mínimo entre as pessoas;
  • Mantenha o ambiente de trabalho ventilado, de preferência com ventilação natural, mantendo janelas e portas abertas. Em caso de turnos, mantenha o procedimento em todos os turnos;
  • Em caso de ventilação mecânica, mantenha recirculação do ar externo. Evite o uso de ventiladores individuais;
  • Garanta a manutenção/instalação adequada dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado.
  • Em caso de uso de transporte coletivo, organize temporariamente, na medida do possível, opções de mobilidade específicas da empresa, como ônibus fretados pela empresa, onde a separação mínima de 2 metros entre as pessoas é garantida;
  • Caso não seja viável fretamento de ônibus, estipule horários de chegada escalonados e flexíveis, para evitar aglomerações em horários de pico;
  • Adote medidas de rotação no trabalho, intercalando equipes em dias úteis. Em caso de turnos, dê um espaço de tempo entre a chegada e saída destes turnos;
  • Limite a capacidade de áreas comuns, como salas de jantar, lanchonetes e vestiários para permitir a separação mínima de 2 metros entre os colaboradores;
  • Organize sistema unidercionais;
  • No reinício das atividades evite visitas externas e reavalie esta medida continuamente;
  • Restrinja temporariamente o preparo de refeições, dando preferência à opções embaladas;
  • Forneça aos trabalhadores toda a informação necessária sobre medidas e procedimentos tomados antes e depois da retomada das atividades;
  • De acordo com a legislação nacional, informe os trabalhadores de seu direito de afastar de qualquer situação que possa fornecer riscos à sua vida e à sua saúde;
  • Forneça sinalizações e materiais gráficos contendo medidas a serem tomadas contra a COVID – 19. 
  • Limpe e desinfete completamente suas instalações antes de reabrir;
  • Priorize spray de limpeza eletroestática e use produtos químicos aprovados pelas autoridades;
  • Aumente a frequência de limpeza e desinfecção, principalmente em áreas com muito tráfego de pessoas. Aumente a coleta de lixos e mantenha as máquinas e superfícies constantemente limpas e desinfectadas;
  • Aumente as medidas de limpeza e desinfecção em áreas comum;
  • Promova o compromisso de “Manter minha estação de trabalho limpa e organizada”. Incentive intervalos para limpeza das estações de trabalho;
  • Desestimule o compartilhamento de itens como materiais de escritório e talheres;
  • Garanta procedimentos de limpeza e desinfecção de mercadorias, suprimentos, mercadorias e pacotes recebidos de fora;
  • Torne os horários e verificações de limpeza visíveis a todos os funcionários e clientes;
  • Implemente procedimentos para comunicar e resolver problemas relacionados à limpeza e desinfecção das instalações.
higienização das mãos
  • Forneça aos trabalhadores as condições e os meios necessários para a lavagem frequente das mãos com água e sabão por pelo menos 40 segundos ou com álcool em gel 70%. Instale sinalizações informativas sobre a lavagem adequada das mãos;
  • Instale pontos para lavagem das mãos ou de álcool em gel 70% na entrada e em todo local de trabalho. Dê preferência a dispensers de álcool em gel;
  • Priorize o uso de toalhas de papel em vez de toalhas de tecido ou dispositivos de secagem a ar elétricos;
  • Informe aos trabalhadores a necessidade de evitar contato físico ao cumprimentar e evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter realizado previamente a higienização e desinfecção das mãos;
  • Informe os trabalhadores a necessidade de cobrir o nariz e a boca com um lenço ou com a parte interna do braço, ao tossir ou espirrar, lavando e desinfetando as mãos imediatamente após isso;
  • Informe os trabalhadores para evitar compartilhar alimentos, bebidas, itens de cozinha e de higiene pessoal;
  • Restrinja ou reduza ao máximo o uso de dinheiro, optando por outros meios de pagamento.
  • Identifique os EPI’s adequados, relacionados às tarefas e aos riscos identificados nas avaliações de riscos, os forneça gratuitamente, em quantidade suficiente, juntamente com instruções e treinamento quanto ao uso;
  • Realize manutenção, limpeza e armazenamento dos EPI’s de acordo com as instruções.
máscara
febre
  • Monitore o estado de saúde dos trabalhadores, crie protocolos para suspeitas e casos confirmados,e proteja dados médicos privados;
  • Defina protocolos para que trabalhadores com sintomas ou confirmação de contágio, fiquem em casa;
  • Identifique trabalhadores que tiveram contato próximo com pessoas infectadas com a COVID – 19 e oriente-os a seguir as instruções dos serviços médicos e dos profissionais da saúde;
  • Comunique casos confirmados de COVID – 19 às autoridades.
  • Comunique aos trabalhadores, regularmente, todas as alterações feitas devido à COVID – 19 e como a situação está evoluindo;
  • Caso necessário, disponibilize serviços de aconselhamento psicológico aos trabalhadores;
  • Incentive a promoção da saúde e do bem-estar no local de trabalho, através de descanso e equilíbrio na atividade mental, no trabalho e na vida pessoal;
  • Promova o direito de desconectar para quem está trabalhando remotamente;
  • Forneça informações sobre os riscos ergonômicos, particularmente durante o Home Office e em estações que foram adaptadas devido à COVID – 19;
  • Implemente medidas de prevenção e controle para o uso e armazenamento de produtos químicos, principalmente aqueles usados para desinfecção durante a COVID-19;
  • Garanta a operação de sistemas e de pessoas necessárias para a segurança (manutenção, primeiros socorros, serviços de emergência);
  • Promova um ambiente de trabalho seguro e saudável, livre de violência e assédio.
saúde mental
emergência
  • Desenvolva um plano de emergência adaptado à COVID-19;
  • Dentro da estrutura do plano de continuidade de negócios, analise e atualize os planos de emergências e o plano de evacuação, considerando, a nova distribuição de empregos, a capacidade reduzida, o acesso às rotas, circulação e evacuação, pontos de encontro e zonas de segurança, a fim de evitar congestionamentos e aglomerações.
  • Monitore periodicamente, em consulta com a equipe do SESMT, as medidas de prevenção e controle, para determinar se elas foram adequadas em evitar ou minimizar riscos, e em identificar e implementar ações corretivas para melhoria contínua;
  • Estabeleça e mantenha registros relacionando lesões, doenças, exposições e incidentes relacionados ao trabalho, monitorando o ambiente de trabalho e saúde dos colaboradores.
atualizar
Fonte: OIT (Organização Internacional do Trabalho)