Realize uma avaliação de risco para determinar medidas preventivas necessárias para uma volta ao trabalho segura;
Certifique-se de que as medidas de prevenção e controle antes da retomada da atividade comercial;
Estabeleça políticas e procedimentos relacionados ao número de trabalhadores e visitantes no local de trabalho;
Se possível retome as atividades em fases, de um nível mínimo a um nível normal de operações. Se for retomando por fases identifique o pessoal crítica que precisarão estar presentes.
3. Adote medidas de engenharia, organizacionais e administrativa
Implemente uma estratégia de hierarquia de controles, que priorize engenharia de segurança, organização e administração para prevenir a transmissão de doenças;
Mantenha o ambiente de trabalho ventilado, de preferência com ventilação natural, mantendo janelas e portas abertas. Em caso de turnos, mantenha o procedimento em todos os turnos;
Em caso de ventilação mecânica, mantenha recirculação do ar externo. Evite o uso de ventiladores individuais;
Garanta a manutenção/instalação adequada dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado.
Em caso de uso de transporte coletivo, organize temporariamente, na medida do possível, opções de mobilidade específicas da empresa, como ônibus fretados pela empresa, onde a separação mínima de 2 metros entre as pessoas é garantida;
Caso não seja viável fretamento de ônibus, estipule horários de chegada escalonados e flexíveis, para evitar aglomerações em horários de pico;
Adote medidas de rotação no trabalho, intercalando equipes em dias úteis. Em caso de turnos, dê um espaço de tempo entre a chegada e saída destes turnos;
Limite a capacidade de áreas comuns, como salas de jantar, lanchonetes e vestiários para permitir a separação mínima de 2 metros entre os colaboradores;
Organize sistema unidercionais;
No reinício das atividades evite visitas externas e reavalie esta medida continuamente;
Restrinja temporariamente o preparo de refeições, dando preferência à opções embaladas;
Forneça aos trabalhadores toda a informação necessária sobre medidas e procedimentos tomados antes e depois da retomada das atividades;
De acordo com a legislação nacional, informe os trabalhadores de seu direito de afastar de qualquer situação que possa fornecer riscos à sua vida e à sua saúde;
Forneça sinalizações e materiais gráficos contendo medidas a serem tomadas contra a COVID – 19.
Limpe e desinfete completamente suas instalações antes de reabrir;
Priorize spray de limpeza eletroestática e use produtos químicos aprovados pelas autoridades;
Aumente a frequência de limpeza e desinfecção, principalmente em áreas com muito tráfego de pessoas. Aumente a coleta de lixos e mantenha as máquinas e superfícies constantemente limpas e desinfectadas;
Aumente as medidas de limpeza e desinfecção em áreas comum;
Promova o compromisso de “Manter minha estação de trabalho limpa e organizada”. Incentive intervalos para limpeza das estações de trabalho;
Desestimule o compartilhamento de itens como materiais de escritório e talheres;
Garanta procedimentos de limpeza e desinfecção de mercadorias, suprimentos, mercadorias e pacotes recebidos de fora;
Torne os horários e verificações de limpeza visíveis a todos os funcionários e clientes;
Implemente procedimentos para comunicar e resolver problemas relacionados à limpeza e desinfecção das instalações.
Forneça aos trabalhadores as condições e os meios necessários para a lavagem frequente das mãos com água e sabão por pelo menos 40 segundos ou com álcool em gel 70%. Instale sinalizações informativas sobre a lavagem adequada das mãos;
Instale pontos para lavagem das mãos ou de álcool em gel 70% na entrada e em todo local de trabalho. Dê preferência a dispensers de álcool em gel;
Priorize o uso de toalhas de papel em vez de toalhas de tecido ou dispositivos de secagem a ar elétricos;
Informe aos trabalhadores a necessidade de evitar contato físico ao cumprimentar e evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter realizado previamente a higienização e desinfecção das mãos;
Informe os trabalhadores a necessidade de cobrir o nariz e a boca com um lenço ou com a parte interna do braço, ao tossir ou espirrar, lavando e desinfetando as mãos imediatamente após isso;
Informe os trabalhadores para evitar compartilhar alimentos, bebidas, itens de cozinha e de higiene pessoal;
Restrinja ou reduza ao máximo o uso de dinheiro, optando por outros meios de pagamento.
Identifique os EPI’s adequados, relacionados às tarefas e aos riscos identificados nas avaliações de riscos, os forneça gratuitamente, em quantidade suficiente, juntamente com instruções e treinamento quanto ao uso;
Realize manutenção, limpeza e armazenamento dos EPI’s de acordo com as instruções.
Monitore o estado de saúde dos trabalhadores, crie protocolos para suspeitas e casos confirmados,e proteja dados médicos privados;
Defina protocolos para que trabalhadores com sintomas ou confirmação de contágio, fiquem em casa;
Identifique trabalhadores que tiveram contato próximo com pessoas infectadas com a COVID – 19 e oriente-os a seguir as instruções dos serviços médicos e dos profissionais da saúde;
Comunique casos confirmados de COVID – 19 às autoridades.
Comunique aos trabalhadores, regularmente, todas as alterações feitas devido à COVID – 19 e como a situação está evoluindo;
Caso necessário, disponibilize serviços de aconselhamento psicológico aos trabalhadores;
Incentive a promoção da saúde e do bem-estar no local de trabalho, através de descanso e equilíbrio na atividade mental, no trabalho e na vida pessoal;
Promova o direito de desconectar para quem está trabalhando remotamente;
Forneça informações sobre os riscos ergonômicos, particularmente durante o Home Office e em estações que foram adaptadas devido à COVID – 19;
Implemente medidas de prevenção e controle para o uso e armazenamento de produtos químicos, principalmente aqueles usados para desinfecção durante a COVID-19;
Garanta a operação de sistemas e de pessoas necessárias para a segurança (manutenção, primeiros socorros, serviços de emergência);
Promova um ambiente de trabalho seguro e saudável, livre de violência e assédio.
Desenvolva um plano de emergência adaptado à COVID-19;
Dentro da estrutura do plano de continuidade de negócios, analise e atualize os planos de emergências e o plano de evacuação, considerando, a nova distribuição de empregos, a capacidade reduzida, o acesso às rotas, circulação e evacuação, pontos de encontro e zonas de segurança, a fim de evitar congestionamentos e aglomerações.
Monitore periodicamente, em consulta com a equipe do SESMT, as medidas de prevenção e controle, para determinar se elas foram adequadas em evitar ou minimizar riscos, e em identificar e implementar ações corretivas para melhoria contínua;
Estabeleça e mantenha registros relacionando lesões, doenças, exposições e incidentes relacionados ao trabalho, monitorando o ambiente de trabalho e saúde dos colaboradores.
Fonte: OIT (Organização Internacional do Trabalho)